Aprendendo com as diferenças

Projeto possibilita inclusão de alunos das Apaes da região em atividades práticas do Campus Inconfidentes

Assista à reportagem

Na tarde de sexta-feira (11), aconteceu no Auditório da Fazenda Escola do Campus Inconfidentes um encontro entre membros de diversas Apaes (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) com servidores do IFSULDEMINAS. Representantes da Reitoria e dos campi de Muzambinho e Inconfidentes estiveram presentes para apresentação do projeto “Aprendendo com as Diferenças”.

Apresentação do projeto

Dentro Materia Aprendendo com as Diferencas 02O projeto teve origem há quatro anos, com uma parceria entre as Apaes das cidades de Areado, Muzambinho, Cabo Verde e Ipuiuna e o Campus Muzambinho. Toda semana os alunos dessas Apaes levam os alunos até o campus e eles desenvolvem atividades práticas dentro da instituição, normalmente na área de agropecuária.

“Fomos até a Apae de Ipuiuna e eles nos mostraram como funciona o projeto”, disse Cleiton Lourenço de Oliveira, coordenador de extensão do Campus Inconfidentes. Percebendo o sucesso alcançado, o coordenador marcou esse encontro no Campus Inconfidentes. “Nós convidamos os setores de suinocultura, cunicultura, avicultura de postura, olericultura, PFH e laticínios para conhecerem como funciona o projeto em Muzambinho e tentar aplicar nas Apaes de nossa Região”, comentou Cleiton, destacando que além de Ipuiuna as portas estarão abertas para cidades como Ouro Fino, Borda da Mata, Bueno Brandão, Jacutinga e Monte Sião.

Inclusão

Dentro Materia Aprendendo com as Diferencas 01Segundo Regina Maris Munis Aneti, representante das Apaes da Regional Sul 1, que engloba 16 Apaes, a inclusão dos alunos com deficiência nas atividades práticas é o principal objetivo. “Queremos que eles possam vir uma vez por semana para aprender nos setores de aulas práticas e terem a oportunidade de estarem no meio”, disse Regina.

Generci Dias Lopes, técnico administrativo do Campus Muzambinho, responsável pelo setor de Avicultura de Corte e Postura, comentou que também há participação dos alunos do campus no projeto. “O papel nosso é levar acesso ao campus e conhecimento para esse pessoal. Também aprendemos muito com eles”, disse Generci. “Atendemos esse alunos com profissionais qualificados e temos acompanhamento dentro do campus de alunos dos cursos técnicos e superiores”, completou.

Projeto institucional

O coordenador de estágios e egressos do IFSULDEMINAS, Alex Silva, destacou que o projeto será institucional, englobando todos os campi. Tendo início em Muzambinho, agora chegando a Inconfidentes e em breve ampliando os campi participantes.

Ao final do encontro, o coordenador de extensão do Campus Inconfidentes, Cleiton Oliveira, comentou que em torno de 15 dias o campus já receberá alunos das Apaes da região para desenvolver atividades.

Confira as imagens:

Publicado em 14/05/2018