Sem alterações

Programa Assistência Estudantil

Horário de atendimento do Serviço Social na Fazenda-Escola:

Segundas, Terças e Quartas das 18h as 21h

Local: Sala da CEGAE (antiga sala do CAGeCO)

 

 Assistência Estudantil

O Programa de Assistência Estudantil constitui-se em um conjunto de ações destinado a todos os estudantes regularmente matriculados em ensino profissional técnico integrado, subsequente, PROEJA e de graduação, nos cursos presenciais do IFSULDEMINAS. O objetivo é contribuir na inserção, permanência e na melhoria do desempenho acadêmico, a partir de medidas que buscam combater situações de repetência e evasão.

Este Programa destina-se, principalmente aos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica e, dentre os critérios de seleção dos estudantes, leva-se em conta a situação socioeconômica dos estudantes e a realidade apresentada pela demanda na Instituição.

No IFSULDEMINAS - Campus Inconfidentes, a Assistência Estudantil está organizada da seguinte maneira:

  • Programa Bolsa Alimentação: os estudantes regularmente matriculados no ensino superior poderão participar do Programa através do preenchimento da Ficha de Inscrição e da apresentação dos documentos solicitados em edital publicado. Após a análise das solicitações realizada pelas Assistentes Sociais do Campus, o estudante receberá uma carteirinha que o permitirá realizar as 5 refeições servidas em nosso Restaurante diariamente durante o período letivo. Como condicionalidade, o estudante deverá cumprir atividades extra-sala com carga horária de 12h semanais devidamente acompanhado por um docente ou técnico administrativo responsável pelo projeto ou setor. Caso o estudante não queira participar do Programa, poderá utilizar o Restaurante mediante compra de tickets para o almoço e jantar na Cooperativa.
  • Os estudantes do ensino técnico integrado não participam desse Programa, pois as 5 refeições são gratuitas, conforme legislação vigente.

 

  • Alojamento Estudantil:
  • Ensino técnico: o alojamento destinado a esses estudantes fica no Prédio Principal e é ofertada no ato da matrícula, bastando o discente, acompanhado dos responsáveis, fazer solicitação. Há vagas devidamente separadas, tanto para os discentes do sexo masculino quanto do sexo feminino. Há zeladores responsáveis por esses espaços, 24 horas por dia. Os alojamentos contam com 26 quartos com banheiro, no qual residem de 6 a 8 estudantes.
  • Ensino superior: a moradia estudantil destinada aos estudantes do ensino superior fica no Edifício Estudantil Visconde de Mauá, localizado próximo ao Poliesportivo do campus. Para eles a moradia é disponibilizada via edital, sendo que os interessados devem fazer sua inscrição por meio da Ficha de Inscrição e da documentação comprobatória da renda familiar solicitados em edital publicado. As vagas ofertadas são tanto para estudantes do sexo masculino quanto do sexo feminino que tenha 18 anos completos. O prédio possui 3 andares com 4 apartamentos por andar. Cada um dos 12 apartamentos possui 2 quartos grandes, banheiro, sala de estudos, cozinha e área de serviço. Em cada apartamento são colocados 8 estudantes, sendo 4 por quarto. A Instituição cede o mobiliário dos apartamentos que são: fogões, geladeiras, camas, armários, mesas, cadeiras, bancadas de estudo e banquetas para todos os apartamentos.

 

  • Programa Auxílio Estudantil: O Programa Auxílio Estudantil do IFSULDEMINAS (PAE-IFSULDEMINAS) atende, prioritariamente, estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, regularmente matriculados em cursos oferecidos pelo IFSULDEMINAS nas modalidades: técnico integrado, concomitante, subsequente e PROEJA e graduação (bacharelado, tecnólogo e licenciatura). O objetivo é garantir a permanência e êxito no processo educativo bem como a autonomia do estudante. Esse Programa está dividido em 5 modalidades de atendimento, que são: auxílio moradia, auxílio alimentação, auxílio transporte, auxílio creche e auxílio material didático. A inscrição é on-line e o estudante deve observar o passo a passo para inscrição e a lista de documentos solicitados em edital publicado. Ao ser contemplado, o estudante receberá o auxílio por meio de conta bancária.

 

  • Auxílio participação em Eventos Acadêmicos, Científicos ou Tecnológicos (EVACT): este auxílio é concedido aos estudantes quem queiram participar ou possuem publicações a serem apresentadas e em eventos (congresso, seminários, fóruns, entre outros). Ao comprovar sua inscrição, poderá solicitar o auxílio EVACT observando o prazo e as exigências em edital publicado.




Auxílio Financeiro

No ato de inscrição, o estudante que ainda não possui cadastro deverá preencher o formulário com suas informações pessoais. Será necessário fornecer uma conta de e-mail válida, pois a senha a ser gerada para ter acesso ao sistema será enviada para o e-mail informado. Somente após o cadastro, o candidato poderá realizar a inscrição.

Os estudantes já cadastrados, ou seja, que participaram de editais anteriores não precisarão fazer o cadastro novamente, deverão apenas se inscrever, assim como os demais alunos.

Para solicitar o auxílio estudantil, em suas diversas modalidades, é preciso comprovar a situação financeira entregando uma série de documentos. O local da entrega e o responsável pelo recebimento estão informados no edital. O IFSULDEMINAS oferecerá as seguintes modalidades de auxílio: alimentação, creche, transporte, material didático e moradia.

A seleção consistirá na inscrição on-line, via sistema, seguida pela análise da documentação apresentada. A última etapa será a entrevista, feita pelos assistentes sociais do IFSULDEMINAS.

 

ico pdf Edital 014/2018 - Aberto para ingressantes 2018 (Publicado em 06/02/2018)

ico pdf Edital 74/2017 - Revisão Auxílio Estudantil para 2018  

inscricao ico Faça sua inscrição. Clique aqui!

pessoa-3d-e-internet-do-smbolo-7521609 Acompanhe sua Inscrição! Clique aqui!

 

Política de Assistência Estudantil do IFSULDEMINAS

Regulamento do Programa Auxílio Estudantil do IFSULDEMINAS



 Moradia Estudantil - Estudantes de Graduação

ico pdf Edital 01/2018 - Moradia Estudantil  (Publicado em 17/01/2018)

inscricao ico Ficha de Inscrição Moradia Estudantil (Publicado em 17/01/2018)

ico pdf  Preenchimeto das vagas da Moradia Estudantil (Publicado em 25/01/2018)

imagem exclamação Comunicado aos moradores da Moradia Estudantil (Publicado em 25/01/2018)

 

 Bolsa Alimentação

ico pdf Edital 02/2018 - Bolsa Alimentação (Publicado em 17/01/2018 )

inscricao ico Ficha de Inscrição Bolsa Alimentação (Publicado em 17/01/2018 )

 

 

 Documentos

ico pdf Portaria 141/2011 - Regulamento do Programa Bolsa Alimentação - Campus Inconfidentes

ico pdf Portaria 014/2017 - Regulamento da Moradia Estudantil - Campus Inconfidentes

 



Auxílio EVACT - Apoio à Eventos Acadêmicos, Científicos ou Tecnológicos

ico pdf Publicado o Edital para 2018. Clique aqui e confira.

 

Auxílio EVACE - Apoio à Eventos Artísticos, Culturais e Esportivos 

ico pdf  Publicado o Edital para 2018. Clique aqui e confira.

 

DOCUMENTOS VIA MALOTE

O Campus Inconfidentes, envia documentos/correspondências à Reitoria do IFSULDEMINAS, via Malote. Os alunos podem fazer uso deste meio para enviar também suas correspondências à Reitoria.
Caso optem pelo uso do Malote é importante terem conhecimento de algumas informações:
* O malote é enviado para Reitoria às terças e quintas-feiras.
* O malote é fechado às 14h30m, assim os documentos devem ser deixados no Gabinete da Direção-Geral, no máximo até às 14h das terças/quintas-feiras.
* Documentos deixados no Gabinete, após às 14h das terças e das quintas-feiras, serão enviados na próxima remessa.
* O malote é transportado via Correios e entregue na Reitoria no próximo dia útil subsequente. Normalmente às quartas e sextas-feiras, se não acontecer nenhum contratempo.
* Os dias de envio de malote são fixos, no entanto, podem sofrer alterações em decorrência de feriados e outros imprevistos.
* Para enviar os documentos, o discente deverá entregá-los no Gabinete da Direção-Geral, em envelope lacrado, devidamente endereçado conforme instruções contidas nos editais e identificação do remetente.
 
Importante salientar que ao enviar um documento via malote, que deva estar na Reitoria dentro de algum prazo determinado em edital, o documento deve ser postado com antecedência.

Ou seja, os prazos dos editais consideram a data de apresentação do documento à Reitoria e não a data da postagem do malote ou da entrega destes documentos no Gabinete da Direção-Geral.