Pontes de Macarrão 2018

Alunos dos cursos superiores participam da 5ª Competição de Pontes de Macarrão

Ponte vencedora quebra recorde em noite de muita torcida.

Assista à reportagem

Plateia atenta, alunos tensos e uma maneira diferente de aprender física. Nesse clima foi realizada, na noite desta quarta-feira (20), a quinta competição de pontes de macarrão. Os estudantes dos cursos de Engenharia de Agrimensura de Cartográfica, Alimentos e Licenciatura em Matemática do Campus Inconfidentes foram desafiados a construir estruturas usando cola, suporte de PVC e macarrão. A ponte capaz de suportar o maior peso foi consagrada vencedora. “Nossa intenção é colocar em jogo os conceitos da física e da matemática”, explicou o idealizador do evento, professor Marcelo Reis. A noite de emoção e de torcida teve início com a apresentação dos estudantes membros do projeto “Som no campus”.

Para confeccionar as estruturas de macarrão, os alunos se orientaram por um regulamento. As edificações deveriam possuir as dimensões máximas de 1,10m de comprimento, 20 cm de largura, 60 cm de altura e peso máximo de 1kg. A cada peso colocado na haste fixada à ponte, o cronômetro era disparado e a construção deveria suportar até 5 segundos: tempo suficiente para criar expectativa nos estudantes, servidores e familiares que lotaram a quadra poliesportiva do prédio principal.

Conhecimento de Física e Matemática

Equipe campeã 2018A finalidade da competição é exercitar o conhecimento de mecânica, geometria, ângulos e distância. Segundo a estudante, Lediane Maria Moreira, do curso Licenciatura em Matemática, no início, a equipe encontrou dificuldades, mas o decorrer do trabalho propiciou para praticar os conhecimentos teóricos. “Aprendemos a fazer cálculos. O exercício foi muito legal”, avaliou a estudante.

Na edição do ano passado, a ponte vencedora aguentou 117 kg. Neste ano, um novo recorde foi quebrado. A ponte vitoriosa chamada “Discórdia 2” suportou 145kg. A equipe vitoriosa é do curso de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica. Um dos membros da equipe é Jonatas Ribeiro Guimarães, estudante do curso de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica. De acordo com ele, a vitória foi uma surpresa. “Nós reformamos a ponte construída no ano passado. O mais interessante foi que aprendemos a construir estruturas de uma maneira simples”, disse Jonatas.

As três equipes melhores colocadas foram premiadas com camisetas e placas de honra ao mérito.

Reportagem; José Valmei Bueno

Publicado em 21/06/2018

Inscrições abertas até 18/06 para a 5ª Competição de Pontes de Macarrão.

Data do evento alterada para 20/06

TV Indoor Pontes Macarrao 004

Publicado em 13/06/2018

Inscrições abertas até 18/06 para a 5ª Competição de Pontes de Macarrão do Campus Inconfidentes. Participe!

A 5ª Competição de Pontes de Macarrão, realizada pelo Instituto Federal do Sul de Minas - Campus Inconfidentes está com inscrições abertas até 18 de junho.

A competição será aberta ao público, dia 20 de junho, às 19h, na Quadra do Prédio Principal.

Para inscrições e informações, clique aqui e acesse a página do evento.

Assista ao vídeo da competição de 2017:

Atualizado em 13/06/2018

Publicado em 21/05/2018