Homenagem às mães

Nas vésperas do Dia das Mães, servidoras do campus  são homenageadas em sessão cívica

Assista à reportagem

Homenagear as mães e os dias do Trabalho e da Cultura. Este foi o objetivo da sessão cívica realizada na manhã desta sexta-feira (11), no pátio do prédio principal do Campus Inconfidentes. O evento foi organizado pelo Centro Cívico Escolar Antônio Francisco Lisboa - Aleijadinho.

A homenagem às mães teve início quando três mães, servidoras dos Campus Inconfidentes, foram convidadas para hastear as bandeiras Nacional, do estado de Minas Gerais e do Município.

O tributo às mães também contou com poesia. O estudante do curso Técnico em Informática, Marcelo Moraes Fróes, declamou um poema de autoria própria em homenagem às mães, em companhia das colegas Rebeca da Silva de Freitas e Brenda Belizário de Oliveira. “Uma mulher, que sem um dom sequer, quando eu olhava, seus olhos e amor partilhava. Uma mulher, humana e pecadora, apesar dos inúmeros defeitos, era minha imagem inspiradora”, declamaram os jovens.

Foto Matéria Homenagem às mãesEm um dos momentos mais emocionantes da sessão cívica, as mães, servidoras do Campus Inconfidentes, foram homenageadas por meio da canção “mãe” de autoria dos cantores Rick e Renner. A música foi interpretada pelos alunos integrantes do Projeto Som no Campus. “Ser mãe é muito gratificante. Todos os anos recebemos esta homenagem. Faz 30 anos trabalho aqui. É uma sensação indescritível receber estas homenagens”, disse a Assistente em Administração, Ieda Costa.

No encerramento, a Comissão de Festividades do campus promoveu o sorteio de presentes para as mães presentes na sessão cívica e mensagens personalizadas foram entregues para as genitoras.

O Dia do Trabalho

No início da sessão cívica a mestre de cerimônia, professora Carla Adriana Fernandes Alves Patronieri recordou a história do dia do trabalho, comemorado em todo o mundo no dia 1º de maio. “Esta data remonta ao ano de 1886, na industrializada cidade de Chicago, nos EUA. Neste ano, milhares de trabalhadores foram às ruas reivindicarem melhores condições de trabalho, entre elas a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias”, relatou a docente, ao discorrer sobre o significado da data.

O Dia da Cultura no IFSULDEMINAS

No evento, o Dia da Cultura, instituído pelo IFSULDEMINAS para ser comemorado no dia 10 de maio, foi lembrado pelo aluno do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental, Tiago Ribeiro de Almeida. Ele discursou, enfatizando o conceito de cultura. “A cultura é um jeito próprio de ser. Para ser é preciso pertencer a um grupo. Por isso, ela é plural”, disse o estudante que é monitor da Casa das Artes. Ele destacou também as ações de arte e cultura desenvolvidas pelo Campus Inconfidentes, como o Grupo de Teatro Arte Federal, coral Encanto, Som no Campus, aulas de violino, fanfarra professor Gabriel Vilas Boas e balizas, além das tertúlias e grupo de estudos em Gênero e em língua italiana. “Neste ano ainda sediaremos o IV Festival de Arte e Cultura com a presença de todos os campi do IFSULDEMINAS”, concluiu o estudante.

O Grêmio Estudantil

A sessão cívica ainda apresentou os novos membros do Grêmio Estudantil IFuturo, órgão máximo de representação dos alunos na instituição. A nova diretoria do Grêmio foi empossada no dia 02 de maio.

Segundo a nova presidente da entidade, a aluna do 2º ano do curso Técnico em Agropecuária, Amanda Vitoria Gomes Baquero, a diretoria do Grêmio está contando com o apoio da nova direção-geral e da comunidade. “Quero pedir que todos trabalhem. O Grêmio não é somente nós que estamos aqui em cima. O Grêmio é a instituição. Somos um todo”, discursou Amanda. “Vamos fazer demandas. Vamos mostrar que temos poder dentro da instituição”, conclamou a estudante, apresentando os novos membros da entidade estudantil à plateia.

O Grêmio tem a missão de representar os interesse dos estudantes e apresenta fins cívicos, culturais, educacionais, esportivos e sociais.

Por José Valmei Bueno

Publicado em 14/05/2018