Mapeamento de Risco Ambiental

Elaborado de maneira participativa, mapa de risco ambiental será apresentado ao poder público de Inconfidentes

Estudantes e representantes do poder público contribuíram com trabalho.

Foto Matéria 2 MapeamentoUm mapa contendo o diagnóstico dos riscos ambientais na área urbana de Inconfidentes será entregue ao poder público do município, como resultado do workshop "Mapeamento Participativo de Risco Ambiental" realizado pelo Campus Inconfidentes. "Fizemos o levantamento das principais áreas de risco da cidade. Agora vamos compilar os resultados, digitalizá-los e elaborar um documento único que será disponibilizado para a prefeitura", explicou a organizadora do evento, professora Fernanda Aparecida Leonardi.

O estudo seguiu a metodologia da participação da comunidade na indicação dos principais riscos.

Riscos encontrados

Para realizar o mapeamento, os estudantes e representantes do poder público foram divididos em dois grupos com a finalidade de visitar as áreas baixas, próximas à margem do Rio Mogi Guaçu, e as áreas altas, localizadas na Vila Nossa Senhora Aparecida, Santa Luzia e Santa Clara para fazer o reconhecimento dos riscos. "Observamos que os principais perigos em Inconfidentes são desmoronamento de residências, na área alta, e alagamentos e enxentes, na área baixa, além de grande volume de resíduos de construções ", indicou Leonardi, enfatizando a necessidade de se criar a cultura do uso de caçambas para a retirada de entulhos. "O material quando fica na rua, desce com as chuvas, fecha os bueiros, chega no rio e causa assoreamento e aumenta o nível do rio", alertou a professora.

O mapa deve ser concluído no prazo de dois meses. O workshop ocorreu entre os dias 07 e 09 de maio. A programação envolveu  palestras sobre Mapeamento Participativo de Risco Ambiental , oficinas e trabalho de campo para diagnóstico de riscos em Inconfidentes.

Palestras

No auditório do Centro de Procedimentos Ambientais (CPA) os alunos do campus e representantes do poder público local ouviram as reflexões do Geógrafo da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas-SP), Salvador Carpi Júnior, e da doutoranda da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Flávia Darre Barbosa. Eles falaram sobre os riscos ambientais mais relevantes na Bacia do Rio Mogi Guaçu.

Foto Matéria Mapeamento RiscosSegunda a  professora Fernanda Aparecida Leonardi, a finalidade das palestras é mobilizar a comunidade e os estudiosos envolvidos no Mapeamento de Riscos para elaborar um mapa de risco da área urbana de Inconfidentes. “Nosso objetivo é juntar pessoas que trabalham a metodologia de mapeamento participativo. Queremos contar com a percepção da população e dos alunos sobre a realidade de riscos de nossa cidade para elaborar um mapa”, explicou a docente do Campus Inconfidentes. O mapa de riscos elaborado pelos participantes, ao final do workshop, será entregue para o poder executivo municipal para a aplicação de recursos públicos.

Durante a palestra, o pesquisador da Unicamp apontou ainda os principais problemas ambientais na região paulista do rio Mogi como o assoreamento dos cursos d’água, uso de agrotóxicos e poluição industrial, além de inundações. De acordo com Salvador Carpi, a população conhece os riscos a que está submetida, por isto deve se envolver nas propostas de solução.“Este é um problema que afeta toda a humanidade. A população deve se envolver nesta solução. Por isto, é necessário o uso do método da participação de todos para a busca de solução”, disse Salvador.

A intenção dos estudiosos é investigar e indicar as principais situações de risco no lado mineiro da Bacia do Rio Mogi Guaçu. Para isto, eles motivaram a comunidade de Inconfidentes para se envolver nos levantamentos dos principais indicadores de risco local. “Os movimentos comunitários, de base, são muito novos. A Constituição prevê a participação popular em todas as áreas da gestão. A solução de riscos ambientais necessita também da participação da sociedade”, completou a pesquisadora da UFSCar, Flávia Darre, concluindo a explanação.

Por José Valmei Bueno

Fotos: Ulisses Yoshiro Sugahara

Publicado em 14/05/2018

Confira as imagens: Tabalho de Campo:

Confira as imagens: Oficinas

Participe do Workshop Mapeamento Participativo de Risco Ambiental, entre os dias 07 e 09/05

Clique abaixo para inscrição antecipada:

inscricao clique aqui

EVENTO POSTER Versa JPG