Sem alterações

1º IF Portas Abertas

 Mais de 1.300 pessoas participam do 1º IF Portas Abertas – Mostra de Profissões, realizado no Campus Inconfidentes

ROBERTO MENDONÇA MARANHO

25/09/2017

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Dentro Materia IF Portas Abertas 003Cultura, arte, música, esporte, informação e conhecimento contagiaram na última sexta-feira, dia 22 de setembro, os participantes do 1º IF Portas Abertas – Mostra de Profissões, que foi realizado no IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes.

Estiveram presentes nas atividades mais de 1.300 participantes, em sua maioria estudantes do Ensino Fundamental e Médio dos municípios de Inconfidentes, Ouro Fino, Jacutinga, Borda da Mata, Senador Amaral, Monte Sião, Espírito Santo do Pinhal, Socorro, Albertina, Toledo, Munhoz e Bom Repouso.

O evento teve como objetivo apresentar os Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio e os Cursos Superiores ofertados em nossa região para aos alunos dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e 2º e 3º anos do Ensino Médio, estudantes de cursinhos, pais, responsáveis e sociedade civil.

Os participantes puderam conhecer a estrutura do Campus Inconfidentes, participaram de experimentos, atividades práticas, realizaram testes vocacionais e também puderam interagir nas palestras que ocorreram durante todo o evento, com temas relacionados à área de formação dos cursos apresentados.

A presença do Maria Fumaça foi uma atração a parte. Quem embarcava no trem podia conhecer os setores produtivos da Fazenda Escola, entre eles a Cunicultura, Suinocultura, Bovino de Corte, Avicultura, Oleiricultura e Piscicultura.

O pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFSULDEMINAS, professor José Luiz de Andrade Resende Pereira, compareceu ao evento representado o Reitor, professor Marcelo Bregagnoli, e destacou a importância de mostrar aos alunos da região a estrutura oferecida pela instituição. “O evento é importante para mostrar para os alunos da nossa região toda estrutura que o IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes pode oferecer, para que possam fazer um curso técnico, uma graduação e uma pós-graduação bem-feitos. Para que eles possam ter conhecimento e escolher a profissão para o futuro”, disse José Luiz.

Dentro Materia IF Portas Abertas 002O Diretor-Geral do Campus Inconfidentes, professor Miguel Angel Isaac Toledo del Pino comentou  a importância de trazer futuros candidatos para dentro da instituição. “A ideia do IF Portas Abertas é mostrar um pouco da nossa instituição, da nossa infraestrutura, para os possíveis candidatos egressos do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio. Mostrar para toda a região Sul de Minas e região norte de São Paulo o que uma instituição pública, gratuita e de qualidade pode oferecer”.

O professor de Educação Física da Escola Estadual Coronel Paiva, de Ouro Fino – MG, César Luís Bonamichi do Couto, comentou que a expectativa dos professores com o evento é muito grande. “Hoje o instituto é referência na região. Trazer nossos alunos para cá abre a mente deles em relação aos cursos, o que eles podem optar. E também esclarecer para o aluno que quer fazer determinado curso aqui ano que vem, para ele saber como é aquele curso, como ele funciona”, disse César.

Raíssa Scaff, 14 anos, estudante da Escola Estadual Coronel Paiva, de Ouro Fino – MG, disse que quer conhecer melhor os cursos oferecidos pelo Campus Inconfidentes. “Eu quero conhecer mais a escola, porque ano que vem pretendo vir para cá”, disse a participante.

A professora de Biologia do Colégio Horizonte, de Socorro – SP, Carolina de Oliveira Carvalho, foi aluna do curso de Gestão Ambiental do Campus Inconfidentes e acredita que o evento é oportunidade para que os alunos ampliem suas opções. “Achei interessante trazer os alunos para conhecer o instituto. É interessante para que eles conheçam novos ares, novas opções, não só no estado de São Paulo, mas também em Minas Gerais que é tão próxima”, contou a docente.

Raiane Domingues Corol, 16 anos, estudante da Escola Estadual Ernesto Barbosa, de Ouro Fino – MG, disse que, com o evento, quer ampliar seus conhecimentos. “Espero conhecer grandes oportunidades que o evento está oferecendo para ter algum conhecimento para meu futuro, algumas ideias inovadoras”, comentou a estudante.

O Administrador do escritório do vestibular da Inatel, Lucas Ferreira Pereira, comentou que a instituição tem o costume de apresentar a carreira de engenharia para os alunos de diferentes escolas. “Para o Inatel, é bem importante participar desse evento. Temos o costume de ir nos colégios de ensino médio, ensino técnico, para apresentar a carreira de engenharia para os alunos, que hoje é um mercado bem promissor”, disse Lucas.

Dentro Materia IF Portas Abertas 001Para Lara Vitor, 19 anos, aluna do terceiro ano da Escola Estadual Ernesto Barbosa, do Distrito de Crisólia em Ouro Fino – MG, as atividades serviram para ampliar seu horizonte. “Achei o evento muito interessante, tratando vários assuntos, explicando muito bem. Ampliou nosso horizonte”, comentou a participante.

A professora do curso de Enfermagem das Faculdades ASMEC, Simone Maciel, coordenou o estande sobre saúde. “Estamos aqui com as alunas do 6º período. Estamos realizando orientações sobre prevenções sexuais, câncer de mama e câncer do colo uterino. Trouxemos o aparelho de pressão e o aparelho de glicemia para realizar alguns testes para o controle e prevenção da hipertensão arterial e da diabetes mellitus”, contou Simone.

O Grupo de Teatro Arte Federal realizou duas apresentações. Na parte da manhã, o grupo apresentou a Esquete “Não Recomendado”, e, ao final, promoveu uma discussão calorosa, com duração de cerca de uma hora, com diversos temas como tolerância, diversidade, humanidade e consciência política e cidadã. Já na parte da tarde, o escritor Guimarães Rosa ganhou voz e foi relembrado em seus contos, a partir da performance “Algumas Histórias de Guimarães Rosa”, também apresentado pelo Arte Federal.

Segundo o chefe do Setor de Cultura e Arte, professor Luís Carlos Negri, "o fazer teatral é um exercício de solidariedade, uma troca constante que envolve os atores e o público. Por isso, a performance "Não Recomendado" atingiu muito bem os seus objetivos, ao trazer à tona um assunto tão importante e atual, e ao discutir isso com os espectadores".

No horário do almoço, foi a vez da apresentação do Coral enCanto e também ocorreu a apresentação musical do “Som no Campus”, ambos projetos de extensão do Campus Inconfidentes.

O evento foi importante para a história da instituição que está para completar, em 2018, 100 anos de existência e promoção de uma educação pública para o Sul de Minas, e foi realizado em parceria com a Faculdade de Direito de Pouso Alegre (FDSM), ASMEC (Ouro Fino), Inatel (Santa Rita do Sapucaí) e Inapós (Pouso Alegre).

De acordo com o Coordenador do evento, Rafael Tenório, “a Mostra de Profissões teve como objetivo apresentar aos estudantes as riquezas dos cursos oferecidos pelas instituições participantes. Também é interessante mostrar aos participantes a estrutura e funcionamento do IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes e o caminho de oportunidades que os jovens poderão ter ao ingressar no ensino técnico e superior, além das políticas de ações afirmativas e permanência, como alojamento, auxílios e alimentação ofertados”.

Confira as imagens:

 Fotos: Roberto Mendonça e Rafael Tenório


 

 Arte para Convite IF Portas Abertas

Convite

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais – IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes, realizará no dia 22 de setembro de 2017 o 1º IF Portas Abertas – Mostra de Profissões, na Fazenda Escola do campus.

O evento tem como objetivo apresentar os Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio e os Cursos Superiores ofertados em nossa região para aos alunos dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e 2º e 3º anos do Ensino Médio, estudantes de cursinhos, pais, responsáveis e sociedade civil.

Além da mostra de profissões, o evento também oferecerá palestras sobre temas relacionados aos cursos oferecidos, aplicação de testes vocacionais, apresentações esportivas, artísticas e culturais, atividades práticas a ser realizada pelos participantes, tira-dúvida com os Coordenadores de cursos e informações a respeito de processos seletivos e das políticas de ações afirmativas (cotas), dentre outras atrações. O evento é totalmente gratuito.

Nesse sentido, convidamos a comunidade para conhecer as instituições participantes e também a estrutura e funcionamento do IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes.
    
Contamos com sua presença.
    
Atenciosamente,
    
IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes

Confira a Programação:

ico pdf Programação 1º IF Portas Abertas

Veja o mapa do evento:

ico pdf Mapa do Evento

IF Portas Abertas Propaganda site

 

Publicado em 13/09/2017

Por Roberto Mendonça Maranho

Ascom - Assessoria de Comunicação

 


 

Logo divulgação IF Portas Abertas

 

Publicado em 27/07/2017

Por Roberto Mendonça Maranho

Ascom - Assessoria de Comunicação